A odontologia oncológica é a área dedicada a diagnosticar e tratar o câncer de boca, um dos tipos de câncer mais comuns e que acomete, principalmente, pacientes com histórico de uso abusivo de substâncias como álcool, cigarro e drogas ilícitas.
Além de tratar, especificamente, desse tipo de câncer, a odontologia oncológica também pode atuar de modo multidisciplinar para pacientes com câncer na região da cabeça e pescoço, já que os mesmos passam a necessitar de extrações, implantes dentários e cirurgias odontológicas por conta do tratamento que estão enfrentando.
Nesse sentido, a laserterapia na odontologia oncológica é extremamente benéfica.
Muitas vezes os pacientes, durante esse tipo de tratamento, podem sofrer com mucosites, aftas e úlceras, lesões que são extremamente doloridas e podem proporcionar muito desconforto para um paciente que já está num tratamento difícil e em estado debilitado. A dor provocada por essas lesões pode atrapalhar até mesmo a alimentação, a fala e a qualidade de vida geral de quem está passando por um tratamento oncológico.
A laserterapia é capaz de diminuir as inflamações da boca, efeitos colaterais da quimioterapia e radioterapia. Além de agir de forma curativa e atuar na cicatrização das lesões já existentes, a chamada laserterapia profilática pode prevenir e controlar tais efeitos colaterais desse tipo de tratamento. Com a realização do procedimento os sintomas tornam-se muito mais brandos e, em alguns casos, até mesmo inexistentes.
A terapia é realizada através da emissão de uma luz a laser que estimula as células de um determinado local a se recompor de maneira mais rápida e menos dolorosa.
A laserterapia pode ser feita tanto de forma isolada quanto em associação com outros tipos de tratamentos e uso de medicamentos, sempre visando o bem-estar de quem está sendo tratado.
A missão da Imagem Dental é buscar soluções que possam impactar de maneira positiva na vida dos nossos pacientes. Venha conhecer os nossos serviços e faça seu tratamento com um de nossos profissionais.