Você certamente já ouviu falar das cáries, um dos problemas odontológicos mais comuns, mas existem muitas outras doenças que são frequentemente descobertas numa consulta com o dentista.
É muito importante identificar precocemente tais doenças, para que o caso não se agrave e você não sofra nenhum dano permanente. Ainda que frequentemente negligenciada, a saúde bucal é importantíssima para o perfeito funcionamento do nosso organismo.
Conheça as 5 principais doenças odontológicas além da cárie e fique atento aos seus sinais:
Gengivite
É o primeiro estágio da doença periodontal, causada pelo acúmulo de bactérias que, pouco a pouco, vão se transformando em tártaro e causando inflamação na gengiva. Os casos mais sérios de gengivite podem levar a perca de dentes anteriormente saudáveis.
Periodontite
É a gengivite que não foi tratada corretamente. Aqui a inflamação é muito mais série e os dentes costumam amolecer consideravelmente até chegarem ao ponto de cair, já que essa inflamação desgasta os ossos e as estruturas de sustentação permanentemente. Além de causar a perca de dentes, os casos mais avançados podem levar ao infarto.
Halitose
Popularmente conhecida como mau hálito, a halitose é, na verdade, um problema de saúde bucal que indica que outras doenças podem estar se manifestando na boca do paciente. Gengivite, cáries, xerostomia… Todas essas doenças têm a halitose como um sintoma em comum.
Candidíase oral
É provável que você já tenha ouvido falar dessa doença. Conhecida como sapinho, é uma infecção causada pelo fungo Candida, que pode ser transmitira tanto por meio de beijos quanto por meio do contato íntimo. É especialmente comum entre bebês já que costuma se manifestar em pessoas com baixa imunidade. A falta de higiene bucal e o consumo exagerado de açúcar são fatores que contribuem para o aparecimento da candidíase oral.
Retração gengival
É um problema que acomete grande parte da população. A retração gengival é caracterizada pela redução do espaço dos dentes cobertos pela gengiva, deixando-o exposto e mais suscetível a sensibilidade e dor na região afetada. Um dos motivos mais comuns para o aparecimento dessa doença é a escovação de dentes inadequada que acaba por frequentemente machucar a gengiva.
Todos estamos suscetíveis a esses problemas de saúde bucal, mas uma higiene adequada e a visita frequente ao seu dentista de confiança são essenciais para prevenir e tratar corretamente qualquer problema que possa colocar em risco o seu bem-estar e a sua saúde.